A atenção à limpeza e manutenção influenciam diretamente na durabilidade de um produto. Com as portas e janelas, independente do tipo de material, acontece a mesma coisa. O cuidado com esses cantos pode garantir mais saúde para dentro da sua casa. Para manter as peças com boa aparência e funcionando por mais tempo, são necessários alguns cuidados.
Como garantir a melhor limpeza de portas e janelas?
1- Os produtos utilizados
Os produtos de limpeza certos podem salvar o dia. Para maior durabilidade, portas e janelas geralmente devem ser limpas com água e sabão neutro, esponja ou pano macio (sempre fazendo o movimento de cima para baixo). É necessário secar o produto com pano limpo, seco e macio, para evitar manchas na superfície. Isso é ainda mais importante quando falamos de madeira, que não pode ficar molhada.
2- Limpeza dos trilhos
A limpeza dos trilhos inferior e superior deve ser constante, para evitar o acúmulo de poeira. Isso porque, com o tempo, as partículas vão se compactando e se transformando em crostas de difícil remoção, que podem comprometer o desempenho do produto.
3- Produtos químicos
Esta é uma dica importante para quem tem portas e janelas de alumínio! Não utilize esponja de aço, nem use produtos químicos, como solventes e principalmente produtos ácidos ou alcalinos. Sua aplicação pode causar o aparecimento de manchas, danificar as camadas protetoras do metal, tornar a superfície da esquadria opaca e provocar ferrugem.
Se quiser, use alcool com pH neutro (pH = 7).
4- Uso de lubrificante
O uso anual de um lubrificante pode evitar o ranger do metal e fazer com que o deslize fique mais macio. Se você vive em um local com grande concentração de poeira, talvez seja bom fazer disso uma aplicação semestral.
5- Uso de ferramentas
Durante a limpeza ou manutenção não é recomendada a utilização de ferramentas ou objetos que possam danificar a esquadria. A limpeza de cantos de difícil acesso pode ser feita com um pincel de cerdas macias.
6- Limpeza profunda
Uma limpeza profunda deve ser feita, pelo menos, a cada três meses, para produtos instalados em áreas urbanas e rurais, e mensalmente, no caso de zonas industriais. A limpeza leve e semanal ajuda, mas um profundo uso das dicas apresentadas garantirá uma melhor conservação.